vai acontecer

Nossa igreja

sábado, 30 de maio de 2009

PENSANDO NOSSOS FILHOS

Vivemos um tempo onde vemos um crescente número de filhos rebeldes e desobedientes a pai e mãe. Está existindo uma transformação no comportamento e de forma muito acentuada em nossos dias. Os filhos de hoje mudaram sua maneira de se comunicar, de expressar sentimentos e emoções, estão passando por um processo de metamorfose em sua forma de ver, de perceber, de sentir, de se relacionar, de brincar e de descobrir o mundo.

Existem muitos que gozam e desfrutam a sua infância, adolescência e juventude de maneira sadia e proveitosa, que vivem as fantasias de sua idade, que não possuem malícias, tem a mente pura e limpa. Em seus corações não existem maldades. Você lembra os tempos de criança, de adolescência. Das vezes que brincou de pega-pega, polícia ladrão, esconde-esconde, passa anel, de futebol, pipa, casinha, boneca, carrinho ( lata, madeira ), apertar campainha da casa do vizinho, Super-heróis, enfim, já vivemos os momentos felizes da infância, e a nossa avaliação é de que foi proveitosa, gostosa.

Mas por outro lado, vemos filhos que parecem estar envenenados, são agressivos, briguentos, violentos. Alguns tem experimentado uma mudança em seu comportamento em virtude de um desajuste emocional, afetivo, causado pela ausência de amor, de afeto, de carinho dentro de casa. E por isso assumem um comportamento agressivo e rebelde. Estes não vivem numa ambiência familiar que lhes ofereça condições de manifestar por meio de gestos, palavras ou ações expressões de amabilidade. .

Em meio a tantas mudanças e transformações que vem ocorrendo em nosso mundo e, principalmente no que diz respeito aos nossos filhos, é a abordagem que os programas de entretenimento tem apresentado para essas faixas etárias. A alteração de comportamentos, de personalidades nas crianças, adolescentes e jovens, não se deve apenas ao ambiente em são criados, mas também a um somatório de informações, conceitos e valores que estão recebendo de literaturas, jogos vídeos games (RPG/GTA e afins ), programas de televisão, DVDs, músicas, internet e filmes direcionados.

O tempo de hoje, tem roubado de nós o tempo de estar com a família, com os filhos. A ausência dos pais na vida dos filhos tem resultado na transferência de responsabilidades que são exclusiva dos pais, para terceiros. Quando os filhos não encontram nos seus pais um refúgio emocional, ficam mais expostos aos perigos que os cercam. Alguém ou alguma coisa vai inevitavelmente ocupar o lugar vago deixado pelos pais. ISSO É PREOCUPANTE. Pensemos nisso.
Pr. Neucimar

Nenhum comentário:

Postar um comentário